1ª PÁGINA, ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA, PRODUÇÃO DOS ALUNOS, AULAS

domingo, 25 de março de 2012

Pesquisa de Campo

             A Secretaria Municipal de Saúde (SENSA), através da Vigilância Epidemiológica, em parceria com  a Escola Ilka Maria está desenvolvendo um trabalho de construção de conhecimentos sobre a Doença de Chagas, com as turmas de alunos do 4º e 5º Ano.

Clique na foto para ver em tamanho maior
Animação antes de  sair da escola











          O trabalho tem como objetivo reduzir os casos da doença em Rio Branco,  sensibilizando a comunidade para os cuidados,  evitando assim a contaminação. A doença é transmitida  pelas fezes do inseto conhecido como barbeiro,  que habita em  coqueiros,  palheiras e  bananeiras.


            A grave doença não tem cura e o doente tem que conviver com os cuidados médicos para o resto da vida, com muito sofrimento,  pois o
alvo principal é o coração do paciente.

Palestrante da Vigilância mostrando aos alunos um coletador de barbeiro

  
               Além das palestras sobre a Doença de Chagas, os alunos também receberam orientações sobre a importância de conservar o meio ambiente,  evitando o desmatamento, que provoca o deslocamento dos animais de seu habitat natural, fazendo com que esses insetos emigrem para as cidades.

Alunos observando habitah natural do barbeiro
palestra







            Para tornar o estudo mais interessante as turmas  fizeram na última sexta feira,  uma pesquisa de campo para entrevistar familiares de um paciente que mora na comunidade e ver de perto essa realidade.
Entrevista realizada pelos alunos a família de um paciente

Muita animação e cantoria
            As turmas em grupo, junto aos profissionais da SENSA e professores da escola, deixaram os livros e os muros da escola,  para ver de perto os locais onde se aloja o barbeiro. E com certeza essa  não foi uma aula qualquer. Ela envolveu muita animação e alegria e com certeza não será esquecida!



Professora Maria de Lourdes e sua turma do 4º Ano


          Após o estudo,  os alunos farão sua  produção intelectual em escrita de textos, desenhos e músicas que comporão um livro que será publicado. Cada aluno reproduzirá o conhecimento construido conforme seu talento.

OBRIGADA PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, sua opinião é muito importante para nós! Volte outras vezes! Obrigada!